Seguidores

domingo, 11 de outubro de 2015

Calço hidráulico o que é. E por que acontece?

Calço hidráulico: é uma situação que ocorre em motores a 

pistão, ocasionado por entrada de liquido no interior da 

câmara de combustão, impedindo o pistão de concluir o 

seu 

ciclo de funcionamento, causando o travamento do pistão e 

conseguencia empeno ou ruptura da biela.


Algumas imagens do que acontece no motor.




 

Análise: Calço hidráulico por combustível.
- Ocorre quando há vazamento de combustível para o cilindro
do motor.

- Consequência: Deformação na biela, que durante o
funcionamento e sobre carga, irá fadigar provocando a ruptura da
mesma.

Verificar:
- Estanqueidade da válvula injetora ;
- Regulador de pressão;
- Pressão da linha de combustível;
- Tempo de injeção de combustível;
- Sistema de partida a frio.
Análise: Calço hidráulico por admissão d'água.
- Ocorre quando há admissão de água pelo captador de ar do
filtro, durante a passagem por um alagamento, enchente ou
mesmo enxurrada.
Admissão de água, com a parada do motor (volumes
de água acima de 80 cm³)
• Quebra de 1 ou mais bielas.
• Diagnóstico simples

Admissão de água, com uma pequena quantidade
(cerca de 30 a 50cm³).
Nessa situação o motor do veículo não interrompe seu
funcionamento. O volume admitido também bloqueia o pistão,
porém a biela sofrerá uma pequena deformação, e o condutor
apenas irá sentir uma falha momentânea e um pequeno "tranco"
no veículo, sem que haja uma pane imediata.
Essa situação geralmente não deixa vestígios de água no motor, já
que a pequena quantidade admitida é imediatamente eliminada pelo
escape.

ATENÇÃO: Para esta situação APENAS uma (01) biela estará
rompida / deformada.
Neste caso deve-se efetuar uma verificação no sistema de
alimentação, para eliminar qualquer dúvida quanto a estanqueidade,
uma vez não encontrado nenhuma falha, fica caracterizado esta
situação como mau uso do condutor.
Verificar:
Bronzina da biela apresenta-se quebrada

Mancal de biela sem falhas de lubrificação ou desgaste irregular.

Virabrequim sem falhas de lubrificação ou desgaste irregular.


Biela quebrada devido a calço hidráulico por admissão de água.

Pode-se verificar a existência / vestígios no veículo que
passou por um alagamento, enchente, enxurrada das
seguintes formas:
- Marcas de água no compartimento do motor;
- Marcas de água dentro do filtro de ar, vareta medidora do nível
de óleo do motor;


- Marcas de água dentro do veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário